h1

Hino nacional em ordem direta e na linguagem de hoje

15 de abril de 2009

Na segunda-feira, 13 de abril de 2009, o hino do Brasil completou 100 anos. E numa reportagem da Globo, o professor de português Sérgio Nogueira mostrou como seria o hino na ordem direta e na linguagem de hoje.

Achei muito bonito, e resolvi colocar aqui no blog. Aqui está ele:

“As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte.”

“Quando no céu formoso e belo aparece a constelação do Cruzeiro do Sul, ó, Brasil, um sonho intenso, um raio claro e límpido de amor e de esperança desce à terra.”

“Brasil, tu és gigante, enorme pela sua natureza, pela sua origem. És belo, és forte, és destemido e o teu futuro mostrará esta grandeza. Entre tantas outras terras, o Brasil é a pátria amada e adorada. É a mãe gentil de todos nós brasileiros.”

“Nossos campos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, a nossa vida mais amores do que qualquer outra terra possa ter.”

“Que a nossa bandeira seja símbolo de amor eterno. E que o verde e amarelo da nossa bandeira nos lembre das glórias do passado e da esperança de paz do futuro.”

“Mas se precisarmos, em nome da justiça, erguer a arma em luta da guerra, nenhum filho brasileiro fugirá à luta. E quem adora esta terra não teme a própria morte.”

extraído do site globo.com

6 comentários

  1. Nosso hino é lindo, tem consistência e demonstração de amor.
    Mas ele, na sua forma original, o que aprendemos a cantar, é de um vocabulário tão rebuscado, de uma distância linguística imensa…
    Acho que o hino faria mais sentido para nós, brasileiros, que falamos uma língua que vive em constante mudança porque nós mudamos.

    te amo!


  2. perfeito


  3. parabéns
    tudo isso ajudou muito no meu trabalho
    Obrigada


  4. Esse saite é muto xato nau sei como voceis concegue lê e se deverti com isso!!


  5. Blz! Mas se o Hino mudar ao longo dos anos por uma adequação lingüística vai começar a perder essa beleza toda! Exemplo:
    As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte.
    Iria se tornar…
    Nas marge morgada do Ipiranga a galera sacudiu geral! Aí deu um pipoco sustento! Quando nois comandar o bagulho vai botar moral na parada: Igualdade pros mano, pros irmão! E é nóis!!!
    Ou alguma coisa do tipo!


    • Mandou bem Rodrigo Targino. é nóis kkk



Deixe um comentário