h1

Língua

20 de junho de 2011

Húngaro. Na Hungria se fala húngaro. E eles dizem que é uma língua única, sem nenhuma parecida. Não é como o português, que tem a irmã espanhola, a prima francesa e o tio italiano. O húngaro é uma língua estranhamente bonita. Já me acostumei a escutar pessoas conversando. Reconheço logo quando as pessoas são turistas. No húngaro, existem muitos ‘r’ no estilo “rrrrrooonaldinho”, de Galvão Bueno. Bonitos. Elegantes.

Se eu tenho vontade de aprender? Já estou aprendendo:

  • Kössönöm = Obrigado
  • Szívesen = de nada
  • Egészség = Saúde
  • Bocsánat = desculpa

Nos significados, as palavras variam muito. Existe um “obrigado” (köszönjük)  que é dito quando se está em grupo. O mesmo para egészség.Várias outras palavras são assim. Para quem quiser um curso online de húngaro, aqui está: http://impulzus.sch.bme.hu/info/magyar.shtml

Não terei tempo de aprender tudo. Mas quem sabe eu não terei outra oportunidade? Há um ano, nem sonhava com a possibilidade de estar na raiz de uma língua ímpar, onde estou hoje.

Deus nos dá várias missões na nossa vida. Ainda preciso descobrir a minha, aqui.

2 comentários

  1. Que massa! Adoro línguas e quanto mais diferentes melhor 🙂
    A Europa de uma maneira geral é muito diversa nesse aspecto, todas essas línguas diferentes convivendo lado-a-lado, muitas vezes dentro de um mesmo país minúsculo. Acho impressionante…


  2. Excelente post Davison. Pelo visto virei frequentador do blog. 😛
    abraço.



Deixe um comentário